GPV - VOLEIBOL. Projeto em parceira com a Associação Acezos Interlagos - CDC Lourenço Cabreira

GPV - VOLEIBOL. Projeto em parceira com a Associação Acezos Interlagos - CDC Lourenço Cabreira
Grupo Paulistano Voleibol - Interlagos

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FINAL DO TORNEIO INTERMUNICIPAL DE JANDIRA - 2011



“O ESPORTE FAZ PARTE DA EVOLUÇÃO DO HOMEM”

É com base nessa frase que inicio aqui, uma breve passagem sobre nossa jornada na Virada Esportiva de Vôlei – JANDIRA 2011.
No primeiro semestre, uma semifinal INTALADA, pois ganhávamos o jogo de 2 x 0 mais a forte e técnica equipe de CARAPICUÍBA, nos superou virando o placar e consequentemente foram campeões no primeiro semestre em cima da equipe de COTIA.
A meu ver, no primeiro semestre, estávamos com o time no seu “AUGE”, pois era meio do ano, todos ainda com muito fôlego, vínhamos de alguns resultados empolgantes de outros torneios, todos sem dores e estávamos em uma sequência de treinos de 4 horas por final de semana. Então a preparação foi maior pra tal...
Mais ai vem aquelas coisa que só o esporte proporciona. EXCESSO de confiança e falta de vibração nos trouxe a derrota com uma experiência que levaríamos “pra sempre conosco”...
Esse “pra sempre conosco” poderia deixar de existir a partir do momento que nos surge um novo convite: RISSO, em Outubro faremos esse torneio mais uma vez, no mesmo esquema do primeiro semestre...
A partir desse momento, tínhamos a possibilidade de escrever um enredo um pouco mais diferente do anterior. E fomos...
Com um time mais enxuto, mais cansado, passando por transição (como todo time passa) uns vão outros vem, Nosso primeiro susto. Derrota para a equipe CARAPICUÍBA B. Mais uma vez entramos com um VOLEIBOL simples, cabisbaixos e ali naquele momento surgem às dúvidas:
- O que faltou? CONCENTRAÇÃO? MOTIVAÇÃO? VIBRAÇÃO? TIME (PESSOAS)? O que será?
Pois bem. Como a Equipe e os atletas já estavam mais maduros, pois como estávamos a 1 ano jogando juntos com a mesma base, seria impossível ainda termos impasses de falta de entendimento um com o outro e mudanças de comportamento.
A cada volta pra casa, sentamos, conversamos, pensamos muito e ali fomos buscando uma coisa de cada vez. A CONCENTRAÇÃO, porque estávamos todos cientes de que agora quem deveria correr atrás do prejuízo era a gente, buscar a MOTIVAÇÃO de jogarmos juntos em prol de mais um objetivo, a VIBRAÇÃO com cada ponto conquistado e o TIME que aos poucos foi encaixando seu VOLEIBOL para lutarmos a cada jogo, a cada ponto a cada novo desafio.
Por sinal, quando você consegue juntar todos esses PONTOS e soma-los dentro de uma equipe, as coisas começam a girar a seu favor...
 E assim partimos para os próximos jogos, um degrau de cada vez e fomos voltando a subir na pontuação.
1ª FASE CONCLUÍDA: COTIA em Primeiro com 17 PONTOS, Nossa equipe em SEGUNDO 16 PONTOS e ali estavam as duas PEDREIRAS “OS CARAPICUÍBAS”. Porque PEDREIRAS? Porque um dos times era um processo de renovação pensando em 2012/2013, o outro time era o time que entrava para defender o título do primeiro semestre, são times da casa, times comandados pelo experiente professor Flávio e que nessa segunda edição veio com reforços.
Preciso colocar mais algum ponto aqui pra falar o porquê das “PEDREIRAS”? rsrsrsrs, creio que não.
Ótimo! Sai o cruzamento dos semifinalistas... COTIA E A GENTE encarariam as “PEDREIRAS de CARACAS”. Os dois times que somassem o maior número de pontos somados aos pontos da primeira fase, faria a tão esperada FINAL, os outros dois times fariam a disputa de terceiro e quarto lugar.
Para o nosso segundo susto: Em um dos confrontos entre Nossa Equipe contra a EQUIPE Carapicuíba A, pensamos aqui ali as esperanças tinham se acabado. Perdemos de 3 x 0.O professor Flávio com sua equipe bloqueou nosso jogo de uma forma muito inteligente, fazendo trocas importantes e com quase um segundo time no banco de reservas, não conseguimos desempenhar nosso VOLEIBOL.
Mais calma! Ainda tínhamos o segundo confronto contra CARAPICUÍBA B, só que ali existia uma faca de dois gumes... Porque isso agora? Porque nós teríamos de jogar pro tudo ou nada pra que em uma disputa de SET’s average, conquistássemos a vaga para a FINAL contra a equipe de COTIA que tinha favoritismo absoluto nas SEMIFINAIS. Mais tínhamos de nos preocupar, pois a Equipe de Carapicuíba B poderia estragar nossos planos nos vencendo, pois além de não terem mais chance de irem a final, iriam jogar como franco atirador, e poderiam ajudar o time irmão a ir a final uma vez que ganhassem apenas um único SET de nós.
Antes de o jogo começar, eu havia dito a todos eles: BOM PESSOAL, NÃO EXISTE SEGUNDA ORDEM, É GANHAR OU GANHAR, NÃO EXISTE MILAGRE AGORA, MINIMIZEM OS ERROS, VAMOS LEVANTAR A CABEÇA E TENHO CERTEZA DE QUE SE FIZERMOS NOSSA PARTE VAMOS A ESSA FINAL...
Se ordem dada é ordem cumprida, vocês já podem imaginar o final dessa parte...
Jogão, time confiante sempre atento, não deixamos cair nada, vencemos CARAPICUÍBA B por 3 x 0 (com parciais muito convincentes) e na somas dos SET’s Avarege. O Resultado final foi anunciado: DOMINGO DIA 11/12/2011 ÁS 11 HORAS DA MANHÃ. GPV VOLEIBOL FARÁ A FINAL CONTRA A EQUIPE DE COTIA.
Motivação TOTAL, tínhamos tirado aquela COISA engasgada do primeiro semestre de não termos feito nossa parte e ido a final. A partir daquele momento sabia que nosso time iria buscar forças do além e fazer um JOGO DIGNO de uma final contra COTIA.
Domingo 11 de Dezembro de 2011, 11 horas da manhã. Equipes uniformizadas, perfiladas, pois ali no Ginásio Central da Cidade de Jandira, começaria mais uma decisão de VOLEIBOL. Dessa vez entre GPV Voleibol x COTIA.
Primeiro, um momento que considero mágico e que ficará ETERNIZADO no coração e na memória de todos ali presentes para o jogo: Antes de começar a partida, nos emocionamos com o HINO NACIONAL DE NOSSO PAÍS... E cantar o hino nacional com amigos ao seu lado, lutando juntos, e orgulhosos de termos chegado mais uma vez a um objetivo almejado é sem sombras de dúvida, um dos momentos que dificilmente poderemos esquecer. FICARÁ NA NOSSA HISTÓRIA!
Jogo da final começa. Muita tensão, dos dois lados... Mesmo COTIA sendo superior em todos os pontos sabia que ali do outro lado teria 13 guerreiros, dispostos a lutar até o último ponto.
E foi assim do começo ao fim, ponto a ponto uma briga, pra botar a bola no chão. Começamos bem e abrimos 2 x 0 na equipe de Cotia com parciais de 26 x 24 / 26 x 24.
No terceiro SET saberíamos que viriam com a faca nos dentes, e não foi diferente com muita velocidade nas jogadas de meio e com um saque muito forçado eles empataram o jogo, levando a decisão para o TIE BREAK... Emoção no ginásio todo.
TIE BREAK começa com nossa equipe abrindo 5 x 2, viramos de quadra com 8 x 6 no placar, eles igualaram com 8 x 8 a partir daí tudo foi uma loteria, ninguém fugia no placar, era ponto lá e ponto cá, defesas importantes, ataques agressivos, bloqueios fundamentais, e assim fomos até o placar apontar 14 a 13 para Cotia. Mais infelizmente em uma bola nossa de contra ataque não convertida em ponto, vimos à equipe de Cotia fechar o jogo da final em 15 x 13.
Emoção de todos os lados, pela Equipe de COTIA por ter conquistado o título e para nós pela derrota, Mais toda essa emoção, tenho certeza de que não aflorou nos atletas simplesmente pela derrota, mais sim porque eles queriam muito ganhar esse torneio, deram 110% de dedicação, força, garra e união. E pra mim como técnico da EQUIPE, eles foram CAMPEÕES...
CAMPEÕES NA DEDICAÇÃO, NO EMPENHO, NO COMPANHEIRISMO, NA GARRA, NA VIBRAÇÃO E NA SUPERAÇÃO DE MOSTRAR QUE A CADA ANO QUE PASSO, ESTAMOS EM EVOLUÇÃO CONSTANTE.
Gostaria aqui de agradecer a todos os meus atletas, amigos, companheiros e irmãos, pois nesse ano passamos nossos finais de semana mais tempos juntos do que com nossos parentes, namorados (as) e etc.
São eles: WILDNER SILVA, JACKSON NAZÁRIO, MARCELO MAZZETTO, DANILO LEÃO, PEDRO TERRANOVA, DAVID TENÓRIO, RAFAEL SOBRAL, MAURÍCIO MARQUES, GIOVANNI MOURA, PAULO RODRIGUES, LEANDRO CARRILHO, JEFFERSON ROGRIGUES, PAULO VIEIRA BRANCO, ALEXADRE CAZARIM, LUIS CARLOS (LULA) e JUAN MARQUES.
Obrigado por TUDO e tenho certeza de que fizemos um 2011 diferente de tudo que já fizemos em prol do VOLEIBOL AMADOR.
Que venha 2012 pessoal!

Att. RISSO

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

GRUPO PAULISTANO VOLEIBOL - GPV

Baseando-se no fato de que os adolescentes, de modo geral, gostam da prática de esportes na escola e fora dela, nós (Rodney Risso, Fabiana Soufia, Marcelo Mazzetto, Jackson Nazário e Bernardino Souza Cruz), amigos e ex-alunos da Escola Pinheiro, estamos desenvolvendo desde 2002, um projeto esportivo na modalidade Voleibol em Parceria com a Associação Acezos - Interlagos. Temos procurado desenvolver habilidades para essa modalidade, e através de atividades que enriqueçam o acervo motor, complementando assim, as aulas de Educação Física dentro e fora da Escola.
Principais Responsabilidades do PROJETO:
  Dar oportunidade a todos que gostam do Voleibol.
Formação de Equipe de Treinamento e Competição (Masculinas e Femininas – Iniciantes e Adulto)
Despertar Talentos.
Criar uma atividade Social e de Lazer no Bairro.
Divulgar o nome do Clube onde está inserido o projeto e patrocinador em questão.
Diminuir o índice de crianças de rua na região.
Atender a todos de nosso bairro.
Educar e socializar através do Esporte.
Reduzir a evasão Escolar
Promover a integração e inserção social.
Afastar as crianças da criminalidade e das drogas.
Ensinar os valores éticos e morais da cidadania através do esporte.
Difundir e democratizar a modalidade VOLEIBOL em nossa região.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Fomos fortes, somos fortes, e enquanto estivermos juntos SEREMOS mais fortes ainda...


“Não é a vontade de vencer que importa, todo mundo tem isso. O que importa é a vontade de se preparar para vencer.”

É com base nesta frase, que venho até aqui destacar a jornada que fizemos pelo torneio
 II TORNEIO INTERMUNICIPAL VOLEIBOL DE JANDIRA - 2011.
Logo de cara, pra todos do meu time uma viagem, sair cedo de casa enfrentando o duro inverno que assolava a cidade de São Paulo aos Domingos, ás 7 e 40 da manhã...Foi assim, quase dois meses inteiros para nós...
Lembro-me bem, até hoje as mensagens que postava todas as sextas pra todos do time:
- PESSOAL, ESTEJAM TODOS NA ESTAÇÃO SANTO AMARO DA CPTM ÁS 7 E 30, NO MÁXIMO 7 E 40, não se atrasem... E lá estevam todos preparados para mais uma longa viagem de trem até a cidade de JANDIRA rs.
Acredito que a cada Domingo desses saindo cedo, deixando nossas casas, ficando sem comer a macarronada da MAMA tradicional de Domingo, nos trouxe algo que fica eternizado em nossas memórias...
Só de lembrar as piadas, os comentários bizarros, as músicas, as fotos tiradas do povo dormindo, trouxe a cada um de nós a vontade de novamente no próximo Domingo, estarmos sempre TODOS JUNTOS de novo. Porque isso nos fez bem, saber que estamos sempre rodeados de amigos.
E com base nisso tudo, pude ver a cada jogo nosso, o quanto a equipe rendeu, tirando até mesmo coelhos da cartola em jogos em que tudo parecia estar "perdido"...
Em um jogo contra a forte equipe JANDIRA - JVC, vi que quando mantemos o foco, e juntos só pensamos no bem da equipe, conseguimos driblar qualquer obstáculo rumo ao nosso objetivo. Vejam só:
Um jogo difícil e truncado. Só pra vcs terem idéia, a equipe de JANDIRA, tinha 15 atletas. E a nossa estava com 10. Foi ali que a nossa maior prova de que a união faz a força, prevaleceu... No período de intervalo para o TIE-BREAK, geralmente é o técnico ou sua comissão, que fala algo de tática para o time, passa algumas intruções para seus jogadores, pontos fortes e fracos da equipe adversária, enfim... Vcs que acompanham VOLEIBOL, sabem de cor e saltiado tudo isso... Pois bem, antes de começar o TIE BREAK, eu comecei a passar a equipe o que deveríamos fazer, onde sacar e tudo mais... De repente,  percebi que todos os 10 estavam ligados, como se a mesma corrente de energia positiva, corresse o corpo e a mente de todos... O Will começou a falar com o Jackson e o Danilo que bola iria colocar, pois percebeu que o time adversário não tinha pegado essa jogada no set anterior. Vi o Marcelo conversando com o Maurício sobre como atrasar o bloqueio no tempo certo do ponteiro deles que era até então o cara que mais rodava bola. Vi o Lula nosso líbero informando ao pessoal que fosse fazer fundo de quadra com ele, onde se posicionar e que caso o David nosso segundo líbero entrasse, onde ele deveria se colocar em quadra. Vi o Ivo, Pedro e Rafael argumentando sobre as bolas do saída... NOSSA!!! quanta coisa não é? Desse jeito nem vou parar falar sobre isso rsrsrsrs. Mais foi exatamente assim pessoal, e no final de tudo, o GRUPO mostrou sua força e arrancou aplausos do ginásio central de Jandira ao placar final informar G.P.V 15 x 11 JANDIRA -JVC. vitória no TIE BREAK...DE VIRADA!!!
E ai sem comentários!!! Uma baita festa. A cada volta pra casa, imaginávamos um próximo jogo cada vez mais difícil, mais sabíamos que nosso grupo após essa vitória estava até então forte e unido...
AGORA vem a "pior" parte...
Com a nossa equipe passando para as fases finais do torneio e com a motivação elevada, acreditei que não somente eu RISSO, mais a maioria do time pensaram comigo, POXA! PASSAMOS POR CADA TIME, AGORA É A NOSSA HORA! E realmente foi a nossa HORA...
Quartas de final, jogo contra Vargem Grande, time de tradição, pois os mesmos foram campeões na primeira edição de 2010...E lá, no ginásio central de Jandira, contra a Equipe de Vargem de Grande, estava nossa primeira derrota para o ínício de uma "nova fase"...
Placar final GPV 0 x Vargem Grande 2, muitos de nossos companheiros não foram para esse jogo por motivo de trabalho, e ficamos meio que "limitados" a tentar mudar a história do jogo. Ai já pensamos, meu, não tem nada ganho e facíl não, o pessoal não pode mais dar esse luxo de que está tudo ganho não! Se queremos ir mais longe do que já chegamos, temos que vir com o mesmo grupo que viemos no começo do torneio.
 MASSSSSSS, como tínhamos feito a lição de casa na fase classificatória, ganhando as três primeiras partidas somando 9 pontos logo de cara, essa derrota para a cidade de Vargem Grande, nos classificou para SEMI FINAL como melhor segundo colocado de todo torneio, LEGAL.
E ai vem aquela toda nova ansiedade... E agora RISSO, quem será nosso adversário? quem será?
Percebi nesse momento, que a motivação e a confiança da equipe voltava, acreditei fielmente que a derrota para Vargem Grande nos deu um sinal de ALERTA...
Para matar a ansiedade de todos, veio a notícia por e-mail: GPV irá jogar a semi final do torneio contra a equipe da cidade de CARAPICÍBA- SP...Equipe essa, que fez o jogo de abertura contra a gente e que ganhamos por 2 x 0.
Imaginem a nossa euforia agora!!! Poxa já jogamos contra eles, é um time tão novo quanto o nosso, sacamos bem no jogo passado, bloqueamos certinho, NÃO VAI TER ERRO, vamos pra CIMA PESSOAL!!! E fomos...
Duas semanas depois, a tão semi final marcada. Chegamos atrasados devido aos atrasos e manutenção dos TRENS, chegamos correndo e ofegante, pois a semi seria em um outro ginásio da cidade. Chegando lá, estávamos confiantes, independente do contratempo para chegar até lá. Estávamos em cima da hora, mais nada de muito grave....
Ao sairmos do vestiário, vimos um time adversário, calado e concentrado, mais que demostrava um certo nervosismo... E diga-se de passagem, que nossa equipe também tinha esse mesmo nervosismo, mais estávamos "confiantes"... como disse.
Jogo começa...E tudo andava conforme o script, estávamos ganhando de 2 x 0 e jogando a frente do placar  no ínicio do terceiro SET. De repente bummmmmmm apagou tudo, e um erro BOBO aqui, outro erro BOBO ali, uma discussão ali e outra aqui, começaram a tornar nosso jogo mais difícil. Porque além de tentar liquidar com o adversário e vc sabendo que está próximo de uma final inesperada, vem denovo aquela ansiedade de acabar logo com tudo e começamos a enfrentar nosso terceiro adversário no jogo, NÓS MESMOS...
O time adversário notando nosso desconforto emocional, começou a gostar do jogo, vieram pra cima, se abraçavam, vibravam a cada ponto, e isso foi fazendo com a gente tivesse a dura realidade de ver o placar final GPV 2 x CARAPICUÍBA 3 (Tie Break 15 x 10)...
Descontentamento total, muitos estavam cabisbaixos e já falavam que estavam cansados de certas coisas que aconteceu no decorrer do jogo, a angústia começa a aparecer, o clima pesado começou paiar no ar...E xiiiiiii vcs nem imaginam como foi ali na hora pra lidar com isso...
Pois bem, fomos para o vestiário e ficamos lá TRANCADOS, pois pedi pra que fechassem as portas.
E por cerca de exatos 27 minutos, fiquei conversando, livrando todos de alguma culpa que alguém viesse a colocar, ou se acusar... Saimos chateados é claro, mais saimos cientes de que tínhamos perdido, para equipe que NÃO DESISTIU EM NENHUM MOMENTO, ACREDITOU, TREINOU MAIS QUE NÓS, TANTO TATICAMENTE QUANTO EMOCIONALMENTE E LUTOU ATÉ O APITO FINAL... 
Ironia do destino ou não, consequentemente duas semanas depois, a equipe da cidade de CARAPICUÍBA se consagraria CAMPEÃ do TORNEIO, em cima de nada mais nada menos, que a fortíssima equipe da cidade de COTIA, em um 3 x 2 que deu o que falar...JOGÃO DE VOLEIBOL.
Espero que nossa equipe pelo resto desse 2011 que tem pela frente e que para 2012, possamos juntos novamente, escrever toda essa história novamente, mais que seja com um enredo diferente do começo até o final...
E como mencionei no ínicio do post: “Não é a vontade de vencer que importa, todo mundo tem isso. O que importa é a vontade de se preparar para vencer.”
E podem acreditar!!! Se todos nós juntos nos prepararmos pra tal, seremos mais FORTES AINDA...

Rodney Adrian Risso - 26/07/2011.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Projeto Pratique Voleibol (Rodney Adriano Risso)

Projeto de iniciação ao VOLEIBOL em parceria com a Associação Acezos, voltado a inclusão de crianças com idade mínima de 8 anos e máxima de 15 anos...
Em breve mais informações sobre o projeto e contato para empresas que queiram nos apoiar e acreditem nos valores sociais que o esporte proporciona.