GPV - VOLEIBOL. Projeto em parceira com a Associação Acezos Interlagos - CDC Lourenço Cabreira

GPV - VOLEIBOL. Projeto em parceira com a Associação Acezos Interlagos - CDC Lourenço Cabreira
Grupo Paulistano Voleibol - Interlagos

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FINAL DO TORNEIO INTERMUNICIPAL DE JANDIRA - 2011



“O ESPORTE FAZ PARTE DA EVOLUÇÃO DO HOMEM”

É com base nessa frase que inicio aqui, uma breve passagem sobre nossa jornada na Virada Esportiva de Vôlei – JANDIRA 2011.
No primeiro semestre, uma semifinal INTALADA, pois ganhávamos o jogo de 2 x 0 mais a forte e técnica equipe de CARAPICUÍBA, nos superou virando o placar e consequentemente foram campeões no primeiro semestre em cima da equipe de COTIA.
A meu ver, no primeiro semestre, estávamos com o time no seu “AUGE”, pois era meio do ano, todos ainda com muito fôlego, vínhamos de alguns resultados empolgantes de outros torneios, todos sem dores e estávamos em uma sequência de treinos de 4 horas por final de semana. Então a preparação foi maior pra tal...
Mais ai vem aquelas coisa que só o esporte proporciona. EXCESSO de confiança e falta de vibração nos trouxe a derrota com uma experiência que levaríamos “pra sempre conosco”...
Esse “pra sempre conosco” poderia deixar de existir a partir do momento que nos surge um novo convite: RISSO, em Outubro faremos esse torneio mais uma vez, no mesmo esquema do primeiro semestre...
A partir desse momento, tínhamos a possibilidade de escrever um enredo um pouco mais diferente do anterior. E fomos...
Com um time mais enxuto, mais cansado, passando por transição (como todo time passa) uns vão outros vem, Nosso primeiro susto. Derrota para a equipe CARAPICUÍBA B. Mais uma vez entramos com um VOLEIBOL simples, cabisbaixos e ali naquele momento surgem às dúvidas:
- O que faltou? CONCENTRAÇÃO? MOTIVAÇÃO? VIBRAÇÃO? TIME (PESSOAS)? O que será?
Pois bem. Como a Equipe e os atletas já estavam mais maduros, pois como estávamos a 1 ano jogando juntos com a mesma base, seria impossível ainda termos impasses de falta de entendimento um com o outro e mudanças de comportamento.
A cada volta pra casa, sentamos, conversamos, pensamos muito e ali fomos buscando uma coisa de cada vez. A CONCENTRAÇÃO, porque estávamos todos cientes de que agora quem deveria correr atrás do prejuízo era a gente, buscar a MOTIVAÇÃO de jogarmos juntos em prol de mais um objetivo, a VIBRAÇÃO com cada ponto conquistado e o TIME que aos poucos foi encaixando seu VOLEIBOL para lutarmos a cada jogo, a cada ponto a cada novo desafio.
Por sinal, quando você consegue juntar todos esses PONTOS e soma-los dentro de uma equipe, as coisas começam a girar a seu favor...
 E assim partimos para os próximos jogos, um degrau de cada vez e fomos voltando a subir na pontuação.
1ª FASE CONCLUÍDA: COTIA em Primeiro com 17 PONTOS, Nossa equipe em SEGUNDO 16 PONTOS e ali estavam as duas PEDREIRAS “OS CARAPICUÍBAS”. Porque PEDREIRAS? Porque um dos times era um processo de renovação pensando em 2012/2013, o outro time era o time que entrava para defender o título do primeiro semestre, são times da casa, times comandados pelo experiente professor Flávio e que nessa segunda edição veio com reforços.
Preciso colocar mais algum ponto aqui pra falar o porquê das “PEDREIRAS”? rsrsrsrs, creio que não.
Ótimo! Sai o cruzamento dos semifinalistas... COTIA E A GENTE encarariam as “PEDREIRAS de CARACAS”. Os dois times que somassem o maior número de pontos somados aos pontos da primeira fase, faria a tão esperada FINAL, os outros dois times fariam a disputa de terceiro e quarto lugar.
Para o nosso segundo susto: Em um dos confrontos entre Nossa Equipe contra a EQUIPE Carapicuíba A, pensamos aqui ali as esperanças tinham se acabado. Perdemos de 3 x 0.O professor Flávio com sua equipe bloqueou nosso jogo de uma forma muito inteligente, fazendo trocas importantes e com quase um segundo time no banco de reservas, não conseguimos desempenhar nosso VOLEIBOL.
Mais calma! Ainda tínhamos o segundo confronto contra CARAPICUÍBA B, só que ali existia uma faca de dois gumes... Porque isso agora? Porque nós teríamos de jogar pro tudo ou nada pra que em uma disputa de SET’s average, conquistássemos a vaga para a FINAL contra a equipe de COTIA que tinha favoritismo absoluto nas SEMIFINAIS. Mais tínhamos de nos preocupar, pois a Equipe de Carapicuíba B poderia estragar nossos planos nos vencendo, pois além de não terem mais chance de irem a final, iriam jogar como franco atirador, e poderiam ajudar o time irmão a ir a final uma vez que ganhassem apenas um único SET de nós.
Antes de o jogo começar, eu havia dito a todos eles: BOM PESSOAL, NÃO EXISTE SEGUNDA ORDEM, É GANHAR OU GANHAR, NÃO EXISTE MILAGRE AGORA, MINIMIZEM OS ERROS, VAMOS LEVANTAR A CABEÇA E TENHO CERTEZA DE QUE SE FIZERMOS NOSSA PARTE VAMOS A ESSA FINAL...
Se ordem dada é ordem cumprida, vocês já podem imaginar o final dessa parte...
Jogão, time confiante sempre atento, não deixamos cair nada, vencemos CARAPICUÍBA B por 3 x 0 (com parciais muito convincentes) e na somas dos SET’s Avarege. O Resultado final foi anunciado: DOMINGO DIA 11/12/2011 ÁS 11 HORAS DA MANHÃ. GPV VOLEIBOL FARÁ A FINAL CONTRA A EQUIPE DE COTIA.
Motivação TOTAL, tínhamos tirado aquela COISA engasgada do primeiro semestre de não termos feito nossa parte e ido a final. A partir daquele momento sabia que nosso time iria buscar forças do além e fazer um JOGO DIGNO de uma final contra COTIA.
Domingo 11 de Dezembro de 2011, 11 horas da manhã. Equipes uniformizadas, perfiladas, pois ali no Ginásio Central da Cidade de Jandira, começaria mais uma decisão de VOLEIBOL. Dessa vez entre GPV Voleibol x COTIA.
Primeiro, um momento que considero mágico e que ficará ETERNIZADO no coração e na memória de todos ali presentes para o jogo: Antes de começar a partida, nos emocionamos com o HINO NACIONAL DE NOSSO PAÍS... E cantar o hino nacional com amigos ao seu lado, lutando juntos, e orgulhosos de termos chegado mais uma vez a um objetivo almejado é sem sombras de dúvida, um dos momentos que dificilmente poderemos esquecer. FICARÁ NA NOSSA HISTÓRIA!
Jogo da final começa. Muita tensão, dos dois lados... Mesmo COTIA sendo superior em todos os pontos sabia que ali do outro lado teria 13 guerreiros, dispostos a lutar até o último ponto.
E foi assim do começo ao fim, ponto a ponto uma briga, pra botar a bola no chão. Começamos bem e abrimos 2 x 0 na equipe de Cotia com parciais de 26 x 24 / 26 x 24.
No terceiro SET saberíamos que viriam com a faca nos dentes, e não foi diferente com muita velocidade nas jogadas de meio e com um saque muito forçado eles empataram o jogo, levando a decisão para o TIE BREAK... Emoção no ginásio todo.
TIE BREAK começa com nossa equipe abrindo 5 x 2, viramos de quadra com 8 x 6 no placar, eles igualaram com 8 x 8 a partir daí tudo foi uma loteria, ninguém fugia no placar, era ponto lá e ponto cá, defesas importantes, ataques agressivos, bloqueios fundamentais, e assim fomos até o placar apontar 14 a 13 para Cotia. Mais infelizmente em uma bola nossa de contra ataque não convertida em ponto, vimos à equipe de Cotia fechar o jogo da final em 15 x 13.
Emoção de todos os lados, pela Equipe de COTIA por ter conquistado o título e para nós pela derrota, Mais toda essa emoção, tenho certeza de que não aflorou nos atletas simplesmente pela derrota, mais sim porque eles queriam muito ganhar esse torneio, deram 110% de dedicação, força, garra e união. E pra mim como técnico da EQUIPE, eles foram CAMPEÕES...
CAMPEÕES NA DEDICAÇÃO, NO EMPENHO, NO COMPANHEIRISMO, NA GARRA, NA VIBRAÇÃO E NA SUPERAÇÃO DE MOSTRAR QUE A CADA ANO QUE PASSO, ESTAMOS EM EVOLUÇÃO CONSTANTE.
Gostaria aqui de agradecer a todos os meus atletas, amigos, companheiros e irmãos, pois nesse ano passamos nossos finais de semana mais tempos juntos do que com nossos parentes, namorados (as) e etc.
São eles: WILDNER SILVA, JACKSON NAZÁRIO, MARCELO MAZZETTO, DANILO LEÃO, PEDRO TERRANOVA, DAVID TENÓRIO, RAFAEL SOBRAL, MAURÍCIO MARQUES, GIOVANNI MOURA, PAULO RODRIGUES, LEANDRO CARRILHO, JEFFERSON ROGRIGUES, PAULO VIEIRA BRANCO, ALEXADRE CAZARIM, LUIS CARLOS (LULA) e JUAN MARQUES.
Obrigado por TUDO e tenho certeza de que fizemos um 2011 diferente de tudo que já fizemos em prol do VOLEIBOL AMADOR.
Que venha 2012 pessoal!

Att. RISSO